quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

PLANEJAMENTO 1º. BIMESTRE MATEMÁTICA.

ANO: 3   ÁREA DE ESTUDO/ MATÉRIA: ­­­­ Matemática    PROFESSOR: Cristiane Miranda



CONTEÚDO - OBJETIVOS


PROCEDIMENTOS PEDAGÓGICOS

RECURSOS NECESSÁRIOS


Números naturais
1.    História dos números
2.    Sistema de numeração romano
3.    Os números do dia a dia
4.    Comparação de quantidades (igual, maior, menos)
5.    Antecessor e sucessor
Conhecer, identificar, compor e decompor os números pares e impares.
Ordenar corretamente os números nas ordens crescente e decrescente.

Sistema de Numeração Decimal
1.    Dezena
2.    Noção de ordens
3.    A classe das unidades simples
4.    Valor absoluto e valor relativo
5.    Números pares e números ímpares
6.    Numeração ordinal.
Identificar e utilizar as noções de dezena e meia dezena
Utilizar corretamente a noção de centena e meia centena
Conhecer, reconhecer e utilizar corretamente o sistema de numeração.

Noções de geometria
1.    Sólidos geométricos
2.    Superfícies planas e não planas
3.    Arestas e vértices
4.    Vistas de objetos
5.    Linhas retas e linhas curvas
6.    Polígonos
7.    Simetria
Identificar as figura geométricas presentes á nossa volta,
Reconhecer e nomear os sólidos geométricos;
 Identificar as partes dos sólidos: faces, arestas e vértices; Determinar o número de vértices, arestas e faces de alguns sólidos geométricos;
 Classificar os sólidos geométricos entres os que rolam e não rolam;
Identificar e nomear as faces planas de sólidos
geométricos;






 Identifique os números naturais no dia-a-dia;
Reconheça a existência de símbolos e nomes para representar quantidades;
 Realize estimativas e contagens;
 Efetue diferentes medidas;
Traduza agrupamentos em base 10, por meio de representação gráfica, usando diagramas e
algarismos;
Reconheça a equivalência entre dez cubinhos e uma barra;
 Associe às unidades de 1ª ordem o valor 1 e o
respectivo nome: unidade simples;
 Associe às unidades de 2ª ordem o valor 10 e o respectivo nome: dezena;
Identifique quantidades representadas com o material dourado;
 Decomponha um número em ordens e unidades;
 Reconheça a equivalência entre dez barras e uma placa;
 Associe à unidade da 3ª ordem o valor 100 e o respectivo nome: centena.
 Escreva, leia, componha e decomponha um número formado por três algarismos;
 Traduza, em palavras, números representados por algarismos e vice-versa, até 999;
Determine a quantidade de dezenas em números formados por três algarismos;
 Identifique sucessor e antecessor de um determinado número;
Identifique números pares e números Ímpares;
 Faça cálculos que envolvam o nosso sistema monetário;
 Identificar escrita numérica de diferentes grandezas e situações-reais de uso;          Realize leitura e interpretação de informações de uma tabela, assim como gráfico de barras e setores;
 Reconheça e nomeie os sólidos geométricos;
 Identifique as partes dos sólidos: faces, arestas e vértices;                                                 Determine o número de vértices, arestas e faces de alguns sólidos geométricos;
 Classifique os sólidos geométricos entres os que rolam e não rolam;
Identifique e nomeie as faces planas de sólidos
geométricos;

Atividades e exercícios no caderno e apostila.   Jogos matemáticos que envolvam contagem e situações de raciocínio lógico matemático. Situações problemas. Leitura de gráficos. Material  dourado.                        

Nenhum comentário: