ANO: 3 ÁREA DE ESTUDO/ MATÉRIA: Matemática PROFESSOR: Cristiane Miranda
CONTEÚDO - OBJETIVOS
|
PROCEDIMENTOS PEDAGÓGICOS
|
RECURSOS NECESSÁRIOS
|
Números
naturais
1.
História dos números
2.
Sistema de numeração romano
3.
Os números do dia a dia
4.
Comparação de quantidades (igual, maior, menos)
5.
Antecessor e sucessor
Conhecer, identificar, compor e
decompor os números pares e impares.
Ordenar corretamente os números nas
ordens crescente e decrescente.
Sistema
de Numeração Decimal
1.
Dezena
2.
Noção de ordens
3.
A classe das unidades simples
4.
Valor absoluto e valor relativo
5.
Números pares e números ímpares
6.
Numeração ordinal.
Identificar e utilizar as noções de
dezena e meia dezena
Utilizar corretamente a noção de
centena e meia centena
Conhecer, reconhecer e utilizar
corretamente o sistema de numeração.
Noções
de geometria
1.
Sólidos geométricos
2.
Superfícies planas e não planas
3.
Arestas e vértices
4.
Vistas de objetos
5.
Linhas retas e linhas curvas
6.
Polígonos
7.
Simetria
Identificar as figura geométricas
presentes á nossa volta,
Reconhecer e nomear os
sólidos geométricos;
Identificar as partes dos sólidos: faces,
arestas e vértices; Determinar o número de vértices,
arestas e faces de alguns sólidos geométricos;
Classificar os sólidos geométricos entres os
que rolam e não rolam;
Identificar e nomear as
faces planas de sólidos
geométricos;
|
Identifique os números naturais no
dia-a-dia;
Reconheça a existência de símbolos e nomes
para representar quantidades;
Realize estimativas e contagens;
Efetue
diferentes medidas;
Traduza agrupamentos em base 10, por meio de
representação gráfica, usando diagramas e
algarismos;
Reconheça a equivalência entre dez cubinhos e
uma barra;
Associe às unidades de 1ª ordem o valor 1 e
o
respectivo nome: unidade simples;
Associe às unidades de 2ª ordem o valor 10 e
o respectivo nome: dezena;
Identifique quantidades representadas com o
material dourado;
Decomponha um número em ordens e unidades;
Reconheça a equivalência entre dez barras e
uma placa;
Associe à unidade da 3ª ordem o valor 100 e
o respectivo nome: centena.
Escreva, leia, componha e decomponha um
número formado por três algarismos;
Traduza, em palavras, números representados
por algarismos e vice-versa, até 999;
Determine a quantidade
de dezenas em números formados por três algarismos;
Identifique sucessor e antecessor de um
determinado número;
Identifique números
pares e números Ímpares;
Faça cálculos que envolvam o nosso sistema
monetário;
Identificar escrita numérica de diferentes
grandezas e situações-reais de uso;
Realize
leitura e interpretação de informações de uma tabela, assim como gráfico de
barras e setores;
Reconheça e nomeie os sólidos geométricos;
Identifique as partes dos sólidos: faces,
arestas e vértices;
Determine
o número de vértices, arestas e faces de alguns sólidos geométricos;
Classifique os sólidos geométricos entres os
que rolam e não rolam;
Identifique e nomeie as
faces planas de sólidos
geométricos;
|
Atividades e exercícios
no caderno e apostila. Jogos
matemáticos que envolvam contagem e situações de raciocínio lógico
matemático. Situações problemas. Leitura de gráficos. Material dourado.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário