quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Planejamento 1º Bimestre Português.


CONTEÚDO - OBJETIVOS


PROCEDIMENTOS PEDAGÓGICOS

RECURSOS NECESSÁRIOS


Textos :

1.    Querido diário.
2.    O menino que aprendeu a ver
3.    Anita bocadura
4.    aquarela

Despertar nos alunos interesse em leitura, em decodificar e compreender textos, com intuito de provocar um pensamento crítico da realidade e assumir uma posição perante estes textos.   
Produzir textos descritivos, narrativos e dissertativos;
Compreender e seguir técnicas de redação sugeridas;                                               Identificar e compreender os vários gêneros textuais;                                                         Identificar: titulo,tema , personagens e ação do texto.
 Identificar tipo de texto.
 Ler o texto com ritmo , entonação e pontuação correta.
  Interpretar o conteúdo do texto.


Aprendendo Gramática

1.    Ordem alfabética
2.    Encontro vocálico
3.    Encontro consonantal
4.    Dígrafo
5.    Sílaba, divisão silábica e número de sílabas
6.    Sílaba tônica
7.    Acento agudo e acento circunflexo
8.    Sinais de pontuação.
 
  Rever o alfabeto, ordenar palavras, diferenciar consoantes e vogais.
Reconhecer, identificar e utilizar as letras do alfabeto, nas suas diferentes formas,                Ler e grafar corretamente. Associar a sílaba ao número de sons da palavra.
   Desenvolver a habilidade de observação da tonicidade das palavras.
 Acentuar corretamente as palavras.
    Construir frases empregando pontuação correta.
    Identificar dígrafos como um único fonema.
    Construir textos com sequencia, de maneira coerente , concisa .
      Identificar palavras antônimas e usar corretamente sinônimos.
Utilizar os sinais de pontuação de forma a dar sonoridade as frases.
Reconhecer a sílaba tônica das palavras, fazendo uso dos acentos agudo e circunflexo.
                                                                                Ortografia
1.    S e z em final de sílaba
2.    S representando o som de Zé
3.    SS
4.    H,lh,nh,ch    
Utilizar corretamente as regras ortográficas
Saber reconhecer e grafar corretamente palavras.












Trabalhar com a leitura individual e com a leitura em grupo.Auxiliar na compreensão dos temas abordados.                                      Aprofundar a prática de leitura e interpretação de textos em sala de aula,realizando  atividades que envolvam a interpretação de textos, bem como a produção de textos, enfatizando em princípio o gênero conto,lendas, contos de fada, músicas, cartas, crônica, artigos de opinião e charges. 
      Realizar atividades de leitura e interpretação textual.
 Trabalhar com a organização/estruturação conceitual de alguns gêneros textuais.          
           Identificar os fonemas da língua portuguesa.
 Identificar e classificar os encontros vocálicos.
 Diferenciar encontro consonantal de dígrafo.
 Exercícios para empregar corretamente os sinais gráficos.
 Saber empregar corretamente a acentuação gráfica
das palavras e classificá-las quanto à tonicidade.

 Aplicar corretamente o gênero dos substantivos.
 Empregar corretamente as letras iniciais
maiúsculas.
 Produzir entrevistas orais e escritas, fazendo uso dos recursos estudados.                        Dramatizações, pantomimas, mini-bibliotecas, histórias, poesias,
parlendas, músicas;
 Trabalho contextualizado e interdisciplinar, listagens,
etiquetagens, jogo de leitura, ditados, caça-palavras,
cruzadinhas, cartas enigmáticas, remontagens de textos, fotos,
histórias, entrevistas, mini-biblioteca, quebra-cabeça, cantinho
de leitura, parlendas, músicas, poesia;
Desenhos;
 Trabalhar com a capacidade de observação e representação
despertando o interesse pela leitura;
Textos coletivos e individuais. Comparação de sons
representados por letras;
Para incentivar o hábito de ouvir historias promover estratégias
com vários livros.

▪ Realizar atividades baseadas na análise linguística de textos escolhidos do tipo:           Literários  Humorísticos Jornalístico Tirinhas  Receitas Poesias
 Fábulas
  Produção de Texto
  Bilhete, Convite,  Anúncios Faixas,Cartazes,  Rótulos, Email. Atividades no caderno. Atividades na  apostila. Sarau de leituras.
Conversa informal;
 Aula expositiva;
 .Debates;
.Livro didático;
 Textos e atividades impressas, álbum seriado cartazes: convites,
rótulos, listas de compras, receitas;
 Livros paradidáticos: poesias, lendas, acrósticos, bilhetes, cartas,
trava-língua, piadas;
 Toca cd;
. Filmes DVDs;
 Jornais revistas;
 Fichas e jogos.
 Cartolinas, cola, tesouro, revistas atividades on line.                                 

Nenhum comentário: