PLANO ANUAL 4º ANO ENSINO FUNDAMENTAL
OBJETIVOS
• Integrar uma comunidade de leitores, compartilhando diferentes práticas culturais de leitura e escrita;
• Adequar seu discurso às diferentes situações de comunicação oral, considerando o contexto e os interlocutores;
• Ler diferentes textos, adequando a modalidade de leitura a diferentes propósitos e às características dos diversos gêneros;
• Escrever diferentes textos selecionando os gêneros adequados a diferentes situações comunicativas, intenções e interlocutores.
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
· Participar de situações de intercambio oral que requeiram ouvir com atenção, formular e responder perguntas, explicar e compreender explicações, manifestar opiniões sobre o assunto tratado;
· Apreciar textos literários;
· Recontar historias conhecidas, recuperando algumas características de linguagem do texto lido pelo professor;
· Ler com ajuda do professor, diferentes gêneros (textos narrativos literários, textos instrucionais, textos de divulgação científica e noticias), apoiando-se em conhecimentos sobre o tema do texto, as características de seu portador, do gênero e do sistema de escrita;
· Ler, por si mesmo, textos conhecidos, tais como parlendas, adivinhas, poemas, piadas, quadrinhas, regras de jogos, canções, trava-línguas, além de placas de identificação, listas, manchetes de jornal, legendas, rótulos e textos científicos;
· Reescrever, de próprio punho – histórias conhecidas, considerando as idéias principais do texto fonte e algumas características da linguagem escrita;
· Produzir textos de autoria de próprio punho, utilizando recursos da linguagem escrita;
· Revisar textos coletivamente com ajuda do professor ou em parceria com os colegas.
EIXOS
|
HABILIDADES
|
Linguagem oral
|
Leitura de imagens,
Recontar histórias de diferentes gêneros textuais,
Roda de conversa,
Declamar poesias,
Apresentações a partir de um roteiro, participações em debates,
Relatar experiências vividas,
Formular perguntar pertinentes ao assunto, expor um assunto pesquisado,
Entrevistar, dramatizar histórias e relatar acontecimentos respeitando a seqüência temporal,
Falar trava-línguas,
Defender suas ideias com argumentação
|
Prática de leitura
|
Leitura compartilhada diária,
Roda de leitores,
Leitura feita pelos alunos de diferentes gêneros textuais,
Ler para divertir, informar, estudar e pesquisar,
Ler em voz alta com fluência, entonação de acordo com a pontuação, intenção do autor para eficácia comunicativa,
Inferir sentido a uma palavra no seu contexto,
Identificar afirmações explicitas e implícitas no texto,
Identificar começo, meio e fim de uma historia lida e/ou ouvida.
Identificar e descrever personagens,
Distinguir fala do narrador dos outros personagens,
Antecipar o conteúdo da leitura de um texto,
Atender informações explicitas de um texto de acordo com o seu gênero e tipo textual
Consulta ao dicionário.
|
Prática Escrita e produção de texto
|
Empregar letra maiúscula corretamente,
Escrever textos considerando o leitor e os gêneros textuais,
Utilização correta da pontuação,
Grafia correta das palavras,
Segmentação correta de frases e textos,
Escrita de textos observando os aspectos: legibilidade, finalidade, acentuação, gramaticais e de concordância,
Produzir texto e revisá-lo.
|
1º BIMESTRE
Produção de texto: conto
Leitura, produção e interpretação
- Paragrafação
- Acentuação
- Pontuação
- Concordância verbal e nominal
- Vocabulário
- Maiúsculas e minúsculas
- Ortografia – gn, pc, PC,, pn, ps, pt, tm.
- Acentuação Palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas
- Divisão silábica dos dígrafos
- Gramática
- Fonema e letra
- Encontro vocálico
- Dígrafo
- Silaba tônica
2º BIMESTRE
Textos Lúdicos ou Reflexivos: trava-língua, parlendas, cantigas e textos descritivos
Leitura, produção e interpretação
Estrutura do texto
- Paragrafação
- Acentuação
- Pontuação
- Concordância verbal e nominal
- Vocabulário
- Maiúsculas e minúsculas
Ortografia:palavras com som de x
Gramática: substantivo e preposição,
- Revisão das acentuações
3º BIMESTRE
Textos narrativos, histórias em quadrinhos e lendas
- Leitura, produção e interpretação
- Estrutura do texto
- Paragrafação
- Acentuação
- Pontuação
- Concordância verbal e nominal
- Vocabulário
- Maiúsculas e minúsculas
Ortografia: letras com c e s com o mesmo som, terminações com OSO e OSA.
Gramática
- Pronomes: pessoais ( caso reto e oblíquo), de tratamento, possessivo, demonstrativo, indefinido e interrogativo
- Adjetivo e locução adjetiva
4º BIMESTRE
Textos informativos e expositivos
- Leitura, produção e interpretação
- Estrutura do texto
- Paragrafação
- Acentuação
- Pontuação
- Concordância verbal e nominal
- Vocabulário
- Maiúsculas e minúsculas
Ortografia: palavras com sc, sç,xc, s. z e x com som de z e terminações em EZ e EZA
Gramática
Verbo- conjugação, pessoa e número e tempos verbais
Numeral
MATEMATICA
OBJETIVOS
• Compreender que os conhecimentos matemáticos são meios para entender a realidade.
• Utilizar os conhecimentos matemáticos para investigar e responder a questões elaboradas a partir de sua própria curiosidade.
• Observar aspectos quantitativos e qualitativos presentes em diferentes situações e estabelecer relações entre eles, utilizando conhecimentos relacionados aos números, às operações, às medidas, ao espaço e às formas, ao tratamento das informações.
• Resolver situações-problema, a partir da interpretação de enunciados orais e escritos, desenvolvendo procedimentos para planejar, executar e checar soluções (formular hipóteses, fazer tentativas ou simulações), para comunicar resultados e compará-los com outros, validando ou não os procedimentos e as soluções encontradas.
• Comunicar-se matematicamente apresentando resultados precisos e argumentar sobre suas hipóteses, fazendo uso da linguagem oral e de representações matemáticas e estabelecendo relações entre elas.
• Sentir-se seguro para construir conhecimentos matemáticos, incentivando sempre os alunos na busca de soluções.
• Interagir com seus pares de forma cooperativa na busca de soluções para situações-problema, respeitando seus modos de pensar e aprender com eles.
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
· Ler,escrever,comparar e ordenar números pela compreensão das característica dos sistema de numeração;
· Contar em escalas ascendentes e descendentes a partir de qualquer número dado.
EIXOS
|
HABILIDADES
|
Operações com números
|
Interpretação, formulação e resolução de situações-problema envolvendo as quatro operações,
Campo aditivo e multiplicativo,
Compor e decompor números,
Reconhecer ordens e classes,
Citar o antecessor e sucessor dos números,
Sistema monetário,
Expressões numéricas,
Cálculo mental,
Múltiplos e divisores de números naturais, números decimais, racionais e porcentagem.
Resolução de situações-problema envolvendo as frações, números racionais e com porcentagem
|
Espaço e forma
|
Compor de decompor figuras geométricas planas,
Reconhecer poliedros, inferir diferenças existentes entre os poliedros formados por superfície plana e corpos redondos,
Associar sólidos ao seu molde.
Interpretar espaços a partir da leitura de registros (mapas, etc).
|
Grandezas e medidas
|
Estudo das medidas de comprimento, massa, capacidade, tempo e superfície,
Criar e resolver situações que envolva a composição e decomposição do sistema monetário brasileiro.
|
Tratamento da informação
|
Construir e interpretar tabelas e gráficos.
|
CONTEÚDOS
1º BIMESTRE
Números
- S.N.D até 1.000
- Leitura
- Escrita
- Composição e decomposição
- Ordem crescente e decrescente
- Sucessor e antecessor
- Algarismos romanos
- Números – ordens e classes
- Situações problemas
- Adição e subtração simples e com reserva
Grandezas e medidas: medidas de tempo( hora, minuto, segundo, dia, semana, mês, bimestre, trimestre, ano, biênio, século, milênio) e situações problemas
Espaços e formas: figuras planas e não-planas
2º BIMESTRE
Números
Adição e subtração com reserva
- Multiplicação com até 3 algarismos
- Situações problemas com as operações de: adição, subtração e multiplicação.
Grandezas e medidas: medidas e Sistema monetário – em situações problemas
Espaços e formas: paralelepípedo
Tratamento de informação: Noções de gráficos
3º BIMESTRE
Números
- Adição, subtração e multiplicação
- Divisão com 2 algarismos
- Situações problemas com as quatro operações
Fração : Escrita, relação com frações, situações problemas com as operações de adição e subtração
Grandezas e medidas: perímetros
Tratamento de informação: construção de tabelas e gráficos
Espaços e formas: Ângulos
4º BIMESTRE
Números
- Multiplicação e divisão com 3 algarismos
- Situações problemas com as quatro operações
Fração : Escrita, relação com frações, situações problemas com as operações de adição e subtração
Grandezas e medidas: áreas de figuras planas
Tratamento de informação: construção de tabelas e gráficos
Espaços e formas: polígonos
CIÊNCIAS
OBJETIVOS
Identificar e compreender as relações entre solo, água e os seres vivos,
Compreender o corpo humano como um todo integrado e a saúde como bem estar físico, social e psíquico do individuo,
Considerar o alimento como fonte de matéria e energia para o crescimento e manutenção do corpo,
Caracterizar os aparelhos existentes no nosso corpo.
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM:
Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive;
Formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar;
Saber combinar leituras, observações, experimentações, registros, etc., para coleta, organização, comunicação e discussão de fatos e informações;
EIXOS
|
CONTEÚDOS
|
Ambiente
|
Relação entre os seres vivos e o ambiente,
Características da água, do ar e da atmosfera.
|
Ser humano e saúde
|
Compreender as questões alimentares nos aspectos da higiene e propriedades alimentares e prevenção contra doenças,
Estudar o corpo humano com seus sistemas e funções.
|
Recursos Tecnológicos
|
Comunicação oral e escrita de suposições, dados e conclusões , respeitando diferentes opiniões,
Doenças de veiculação hídrica
Meios de proliferação e transmissão de doenças
|
1º BIMESTRE
Investigando a matéria
- Estados físicos
- Propriedades e transformações da matéria
A água na terra
- Preservando a água no nosso planeta
- Estados físicos
- O ciclo da água
- A água e as misturas
O ar e a atmosfera
2º BIMESTRE
O alimento e os seres vivos
- Cadeias alimentares
- As relações ecológicas
- Os ecossistemas
Nutrição do corpo humano
- Para que servem os alimentos
- Bons alimentares
- A digestão dos alimentos
3º BIMESTRE
Atividades do corpo humano
- Atividades de: respiração, circulação e excreção
4º BIMESTRE
A tecnologia e os alimentos
- Conservação e industrialização dos alimentos
- Movimentos do corpo humano: ossos, músculos e movimentos
HISTÓRIA
OBJETIVOS
·Sua identidade e origem na história;
Reconhecer e valorizar as diferentes culturas percebendo a formação do estado;
Conhecer a os fatos históricos do estado
Participe dos mais diferentes tipos de comemorações dentro da Comunidade Escolar;
Reconheça os símbolos cívicos e a importância deles na sociedade;
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM:
Perceber-se como parte integrante da história e da comunidade num todo;
Registrar informações pessoais;
Reconhecer a formação de um País com a colaboração das diferentes culturas
EIXOS
|
CONTEÚDOS
|
História das organizações populacionais
|
Origem do Estado.
Populações locais (indígenas)
Organização do espaço,
Os indígenas no RN,
Colonização do RN.
|
Organização e lutas de Grupos Sociais e Étnicos.
|
Movimentos que aconteceram no RN,
Imposições culturais e religiosas no RN,
Manifestações Culturais.
|
Organizações Políticas e Administrativas
|
Ocupação do espaço do RN,
Confederação dos Índios Cariris,
Revoltas pela Independência
Abolição dos escravos Brasil e RN,
Governos do estado do RN,
Poderes( executivo, legislativo e judiciário).
|
CONTEÚDOS
1º BIMESTRE
Os povos indígenas do Brasil
Descobrimento
Os povos africanos
Origem do RN: população e colonização
Organização do espaço do RN.
2º BIMESTRE
Movimentos que aconteceram no RN,
Imposições culturais e religiosas no RN,
Manifestações Culturais
3º BIMESTRE
Movimentos que aconteceram no RN,
Imposições culturais e religiosas no RN,
Manifestações Culturais
4º BIMESTRE
Abolição dos escravos Brasil e RN,
Governos do estado do RN,
Poderes( executivo, legislativo e judiciário).
Observação: Trabalhar as datas comemorativas em todos os bimestres
GEOGRAFIA
OBJETIVOS
Integrar a criança no meio em que vive, como ser social atuante, capaz de modificá-lo;
Desenvolver o espírito crítico com uma formação voltada para a compreensão e transformação da realidade, visando a formação do cidadão;
Ampliar o nível de compreensão do aluno para que ele perceba que não vive isolado e que é parte integrante de uma sociedade;
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
Conhecer o Estado – lugares e sociedade;
Identificar os limites e governo do Estado;
Reconhecer os espaços geográficos e as atividades econômicas do nosso Estado;
EIXOS
|
CONTEÚDOS
|
Paisagens urbanas e rurais
|
A construção do espaço do RN
|
Espaço geográfico do RN
|
Natureza, economia do RN
|
Cartografia
|
Estudo do mapa do RN e sua localização em relação ao pais.
|
1º BIMESTRE
· A Terra ( livro)
- Conhecendo o nosso planeta
- A forma e os movimentos
- Oceanos e continentes
· A representação da Terra
- Mapas
- A representação do espaço no papel
· A localização no planeta Terra
- Paralelos e meridianos
- Os lugares e a sua localização
2º BIMESTRE
· A geografia e o Rio Grande do Norte
- O RN e a região nordeste
- O RN na América do sul e no mundo
· A construção do espaço do RN
- As nações indígenas
- Ocupação e colonização do espaço do RN.
4º BIMESTRE
O RN: natureza e economia
ARTES
OBJETIVO
· Propiciar aos alunos condições para se expressarem com desenvoltura, envolvendo a criatividade e espontaneidade, pondo em prática suas habilidades.
OBJETIVO COMPORTAMENTAL
· Que o aluno seja capaz de participar de forma dinâmica e criativa nas atividades propostas.
· Música
· Dança
· Teatro
· Linguagem visual: desenhos, criação de livrinhos, logotipos, cartões, reprodução de histórias, dobraduras, recortes, colagens e pinturas.
· Linguagem de representação: máscaras, caracterização do aluno, teatro, dança.
· Linguagem sonora: músicas, danças, coreografias, paródias.
DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS(ANUAL)
O Ensino de Artes se realizará com confecção de cartazes, cartões, máscaras, criação de livrinhos, dobraduras, recortes, colagens e pinturas.
Serão utilizados materiais recicláveis e também serão trabalhadas coreografias, paródias e dramatizações.
EDUCAÇÃO FÍSICA.
OBJETIVO
· Proporcionar aos alunos atividades de recreação, desenvolvendo a coordenação, cooperação, respeito e várias outras habilidades, estimulando a sua participação, independente do resultado.
OBJETIVO COMPORTAMENTAL
· Que o aluno participe de forma criativa e dinâmica de todas as atividades propostas.
CONTEÚDOS
· Ginástica
· Danças
· Jogos
· Brinquedos cantados e cantigas de roda
DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS (ANUAL)
As atividades físicas serão desenvolvidas através de ginásticas, envolvendo a flexibilidade do corpo em brincadeiras com: alongamento, aquecimento, equilíbrio, arremesso utilizando bolas, colchões e cordas.
- Coreografias diversas envolvendo ritmos variados;
- Iniciação aos jogos esportivos;
- Resgate às cantigas de roda em brincadeiras que promovam a socialização
As aulas de Ensino Religioso serão ministradas de acordo com a Lei nº 9394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
Os temas das aulas serão partindo da busca de construção de valores sólidos para o aluno enquanto cidadão,utilizando-se de textos e atividades interdisciplinares, embasadas nos Parâmetros Curriculares ( Temas Transversais) e Valores definidos na Proposta Pedagógica da Escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário