Resposta Questão 1
a) A crise da economia mundial, deflagrada em 1929, atingiu em cheio o modelo agroexportador brasileiro sustentado pela comercialização do café no mercado internacional. Imediatamente, grandes compradores como a Europa e os Estados Unidos reduziram sensivelmente os recursos destinados para a aquisição do café brasileiro.
b) Getúlio Vargas foi essencialmente apoiado pelos grandes proprietários de terra que romperam politicamente com a oligarquia paulista e os tenentes que ocupavam o espaço das grandes cidades brasileiras. Dessa forma, observamos que a Revolução de 1930 foi arquitetada por um conjunto de forças que não defendiam a transformação profunda do cenário político nacional.
Resposta Questão 2
Tendo em vista que todas as alternativas fazem menção a eventos diretamente ligados a Era Vargas, o candidato deve ter discernimento para compreender as entrelinhas do texto que justamente lhe permitem identificar a alternativa correta. Nesse caso, ao reclamar dos “movimentos”, a personagem que simboliza Getúlio Vargas fazia menção ao integralismo e a ANL, que são os dois movimentos políticos que agitam o cenário político nacional antes da instalação do Estado Novo, em 1937. Por tanto, a alternativa correta é a letra B.
Resposta Questão 3
a) FALSA. A burguesia cafeicultora de São Paulo foi o grupo que diretamente se viu atingido pela Revolução de 1930.
b) FALSA. A exclusão popular contida na citação do enunciado demonstra a ausência dos trabalhadores industriais deste processo revolucionário.
c) FALSA. Os partidos de extrema direita só apareceram no Brasil quando Vargas já se encontrava no exercício de seu segundo mandato presidencial.
d) VERDADEIRA. Descontentes com a política do “café puro”, as oligarquias dissidentes se aproximam dos militares pela realização do golpe que sela a promoção da Revolução de 1930.
e) FALSA. A burguesia industrial, apesar de nascente e apoiadora do golpe, não tinha condições de conduzir ainda uma manobra política deste porte.
Resposta Questão 4
a) Na primeira foto, observamos a valorização dos jovens estudantes brasileiros. Na segunda, os trabalhadores urbanos.
b) Durante seu governo, Vargas empreendeu ações que visavam modificar sensivelmente a situação dos trabalhadores daquela época. Por meio da Constituição de 1934, a fixação da jornada de trabalho, a invenção do salário mínimo e outras benesses transformaram positivamente a condição do trabalhador. Por outro lado, Vargas acreditava que o incentivo de conteúdos patrióticos seria de grande importância para que os estudantes observassem o Estado como um protetor de seus interesses. Além disso, houve a preocupação em se qualificar a educação mediante a busca de mão de obra qualificada pelo setor industrial.
c) Em ambos os casos, Vargas aparece como uma figura que representa o próprio Estado. Dessa forma, consolidava a imagem de líder carismático que poderia suprir o interesse dos grupos sociais sem que houvesse a necessidade de oposição ideológica aos amplos poderes utilizados por seu governo.
Resposta Questão 5
a) FALSA. O governo Vargas, apesar de não abandonar completamente o interesse das oligarquias, esteve centrado no atendimento das demandas dos trabalhadores urbanos através de tal medida.
b) FALSA. O ministério seria um primeiro passo para se cuidar desses setores, e não o contrário.
c) FALSA. O governo não expôs nenhuma ação que visava fortalecer exclusivamente os setores médios urbanos da população brasileira.
d) VERDADEIRA. Assumindo a função de promotor essencial das necessidades dos trabalhadores, o Governo de Vargas pretendia desmobilizar as instituições sindicais e políticas através das quais o proletariado se voltaria contra o governo.
e) FALSA. O ministério não centrava suas ações apenas aos trabalhadores rurais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário