Brincadeira das bexigas
(Para animar os alunos e também para transmitir a eles a importância do
trabalho em grupo)
Leve um rádio ou qualquer outro aparelho no qual possa tocar música, escolha uma que eles gostem. Leve também um saco de bexigas de forma que possa entregar uma a cada aluno, e peça a eles que cada um encha a sua.
Leve um rádio ou qualquer outro aparelho no qual possa tocar música, escolha uma que eles gostem. Leve também um saco de bexigas de forma que possa entregar uma a cada aluno, e peça a eles que cada um encha a sua.
Quando todos já tiverem enchido explique que terão que ficar jogando as
bexigas para cima como se fosse uma peteca (mas de forma suave) de forma a que
não caiam no chão e que irá fazendo sinal aos alunos que deverão ir saindo da
brincadeira. Os alunos que ficarem não podem deixar as bexigas caírem, os
alunos vão saindo mas as bexigas que eles estavam jogando continuam no jogo.
Inventar Expressões Faciais
Faixa etária: de Ensino fundamental e secundário
Apresentar às crianças uma situação para pô-las alegres.
Por exemplo: Estamos na escola e de repente recebemos a notícia que naquele dia iremos todos juntos ao parque. Como manifestaremos nossa alegria?
As crianças tem que nomear o maior número de expressões alegres( saltar, levantar os braços, aplaudir, sorrir.) Faça o mesmo com a tristeza ou outros sentimentos.
A Caixa Mágica
Definição: Trata-se de ir tirando diversas coisas de uma caixa, de forma
imaginária.
Objetivos: Estimular a imaginação e a capacidade gestual.
Consignas de partida: De uma caixa mágica nós podemos tirar qualquer
coisa.
Desenvolvimento:
1. As pessoas ficam ajoelhadas e colocam o rosto entre as pernas. O
animador diz: "se abre a caixa e dela saem ... (por exemplo: motos). Todos
os participantes imitam o objeto mencionado e faz o som e gestos
correspondentes. Quando se diz: "fecha a caixa", todos voltam à
posição inicial. A caixa abre de novo e sairá outros objetos: cachorro,
borboletas, etc.
ISSO É UM ABRAÇO
Faixa etária: de Ensino Infantil, fundamental e secundário
Formamos um círculo fechado, bem sentados ou de pé.
Se trata de repetir um movimento e uma frase, que propiciem a
afetividade e o contato físico.
O jogo inicia quando um dos participantes se acerca ao que está à sua
esquerda e o abraça dizendo: _"Isto é um abraço".
O que o houver recebido o devolve, dizendo:_"Um abraço".
De novo inicia o jogo e o primeiro participante, repetindo o abraço
diz:_"Isto é um abraço. E o segundo passa o o abraço ao que está à sua
esquerda e repete:_ "Isto é um abraço". O terceiro, que o recebe pela
primeira vez, deve devolve-lo dizendo: _"Um abraço".
E o segundo se o devolve ao primeiro, repetindo:_"Um abraço".
Assim, se repete em cada vez: o abraço vai passando desde o primeiro dos
participantes com a frase _"Isto é um abraço", e como uma onda. E
volta para trás, até que alguém o receba pela primeira vez, e o devolve com a
frase_ "Um abraço", até alcançar de novo o primeiro participante.
Essa ação se repete cada vez até chegar ao último participante e voltar
até o primeiro participante.
OS ANIMAIS NA CLASSE
Faixa etária: de Ensino Infantil, fundamental
As crianças sentam-se em círculo na sala.
Cada uma tem que escolher um nome de um animal.
O professor narra uma história, que com frequência apareça o nome desses
animais.
Cada vez que se pronuncie um deles, o aluno que o haja escolhido tem que
levantar-se e emitir o som que faz o seu animal. Por ex._ se o professor
disser:"galo", o aluno que o tenha escolhido deverá imitá-lo:
"Kikirikiki!" e assim por diante.
"Abraços Musicais Cooperativos"
Definição: Trata-se de saltar no ritmo da música, abraçando-se a um
número progressivamente maior de companheiros até chegar a um grande abraço
final.
Objetivos: Favorecer o sentimento de grupo desde a chegada positiva de
todos.
Material: Um aparelho de música ou um instrumento musical.
Ordem de partida: Ninguém deve ficar sem ser abraçado.
Desenvolvimento:
1. Uma música soa, os participantes começam a dançar; quando a música
para, cada pessoa abraça a outra. A música continua, os participantes começam a
dançar, se querem, podem dançar com o companheiro. Na seguinte vez que a música
parar, se abraçam três pessoas. O abraço vai ficando cada vez maior até chegar
a um grande abraço final.
Avaliação: O jogo tenta romper o possível ambiente de tensão que pode
haver no princípio de uma sessão ou um primeiro encontro. Cada participante
expressará como se sente e como viveu o jogo.
CORRENDO ATÉ O MURO
Para se correr até um muro com os olhos vendados deve-se ter muita
confiança em não chocar-se nele.
E se trata disso. O grupo se fica situado a uns passos adiante de um
muro ou parede da classe ou de um ginásio.
De um a um, cada jogador dever correr até o muro, com os olhos vendados,
confiando em que o grupo e o professor ou professora detê-lo-ão antes de
chocar-se com ele.
As reações de cada participante são muito divertidas.
O objetivo é do grupo impedir proteger o indivíduo, impedindo que ele se
machuque.
Fonte: ABEC
Esconderijo Inglês
Um dos jogadores fica virado para uma parede, escondendo sua cara e os
demais jogadores a uns 20 metros de distância dele.
Aquele que estiver com a cara virada para a parede grita: _" Um,
dois, três, ao esconderijo inglês, sem mover as mãos, nem os pés" e se
vira.
Enquanto diz a frase, os demais jogadores devem avançar rapidamente, mas
com cuidado, já que quando seu companheiro terminar de dizer "Um, dois,
três, ao esconderijo inglês, sem mover as mãos, nem os pés" deverão ficar
totalmente quietos.
Se algum deles não o fizer e o companheiro perceber que se moveu este
deverá retroceder e voltar até o início.
O que conseguir chegar à meta será quem dirá agora : "Um, dois,
três, ao esconderijo inglês, sem mover as mãos, nem os pés".
Estimulando a A Pensar e se Comunicar
O professor diz uma palavra, qualquer coisa, melhor relacionada com as férias, e os alunos tem que dizer a primeira coisa que lhes vier na memória.
Deixar correr a imaginação.
Fonte: ABEC
O que Fez?
Na escola, um dos grandes temas para redação é: " O que você fez
nas férias?".
Seu valor para conseguir que o(a) aluno(a) escreva sobre suas
experiências pessoais é evidente.
Deve-se incentivar para que os alunos falem de suas coisas mais
pessoais.
As crianças sentam-se em círculo na classe e têm que recordar coisas
sobre as férias, preferivelmente seguindo a ordem dos acontecimentos reais.
Isso estimula a memória da criança, ajuda com que possa recordar os
acontecimentos do passado.
Também faz com que deva buscar e encontrar as palavras para descrever o
que se passou naquele período.
O professor pensa em uma família de animais, pessoas, comidas ou objetos. E diz aos seus alunos:" De Havana veio um barco carregado de... animais de quatro patas."
os alunos deverão ir dizendo, um por um, animais de quatro patas."
Se algum aluno não souber dizer nenhum, perde a vez ou é eliminado do jogo, como queira.
O nível de dificuldade pode variar dependendo da família. Por exemplo: no INFANTIL bastaria dizer:"de Havana veio um barco carregado de... animais.", no PRIMARIO: "de Havana veio um barco carregado de... verduras", e no SECUNDÃRIO:"De Havana veio um barco carregado de …personagens históricos."
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