Como começar o ano letivo? Como fazer Dinâmicas de Grupo para Primeiro dia de Aula. O primeiro dia de aula é dia de entrosar, de conhecer a turma, de promover dinâmicas de apresentação
Dinâmicas divertidas para primeiro dia de Aula - Cabra cega no curral
Procedimento:
Escreva tarefas para serem realizadas pelos alunos.
Recorte-ás e as coloque dentro de um saco plástico para serem sorteadas.
Faça um círculo com as cadeiras e coloque os participantes nas mesmas.
Escolha o primeiro participante e coloque o pano sobre os seus olhos.
Coloque-o dentro do círculo e movimente-o de modo que perca a direção inicial.
O participante deverá ir para qualquer direção de modo que encoste em outro que estará sentado, este não deverá sair do lugar.
O participante que for tocado, deverá se apresentar e sortear uma tarefa a ser realizada por ele mesmo; o participante que já foi tocado não poderá repetir, de modo o que todos participem.
Dicas
Perceber se o grupo de alunos está se integrando. Estar vendo se o participante está motivado para a realização da atividade. Diversão e alegria são a base de bons relacionamentos.
Tempo de aplicação: 30 minutos
Número máximo de pessoas: 40
Número mínimo de pessoas: 10
Número máximo de pessoas: 40
Número mínimo de pessoas: 10
Dinâmica de quebra gelo para o primeiro dia de aula - O Nome
Materiais: Nenhum.
Procedimento: O professor ou educador deve fazer um círculo com os alunos, assentados ou de pé, os participantes vão um a um ao centro da roda (ou no próprio lugar) falam seu nome completo, juntamente com um gesto qualquer, ou uma mímica.
Em seguida todos devem dizer o nome do aluno e repetir o gesto feito por ele.
Dinâmica para quebrar o gelo com muitos elementos para auxiliar o aprendizado e a integração da classe.
Observações: Essa dinâmica pode ser feita apenas com o primeiro nome e o gesto da pessoa, sendo que todos devem repetir em somatória, ou seja, o primeiro diz seu nome, com seu gesto e o segundo diz o nome do anterior e gesto dele e seu nome e seu gesto... e assim por diante.
Tempo de aplicação: 10 minutos
Número máximo de pessoas: 40
Número mínimo de pessoas: 5
Número máximo de pessoas: 40
Número mínimo de pessoas: 5
Dinamicas para Inicio das aulas do Ensino Fundamental O Comprimento
Tempo: 1 aula. Grupo: crianças a partir de cinco anos. Local: sala de aula ou uma sala grande.
Material: Esta é uma brincadeira que basta usar o material dos próprios alunos para começar a brincar: caneta, uma borracha, um livro, ou até o próprio palmo das crianças, uma régua, uma trena ou uma fita métrica.
Desenvolvimento: Para começar a brincadeira, divida a turma em quatro grupos. Escolha para cada um deles um objeto que deve substituir a régua como unidade de medida.
Esse objeto pode ser uma caneta, uma borracha, um livro, ou até o próprio palmo das crianças.
Em seguida, defina os objetos que cada grupo deve medir - por exemplo, a carteira, a porta, a lousa ou a altura da parede onde começa a janela.
Dinâmica para Inicio de Aulas - De quem é o desenho?
Tempo: Cerca de uma hora, dependendo do tamanho do grupo.
Material: CD com boas músicas. Folhas avulsas de sulfite, lápis e borracha.
Desenvolvimento: O professor deverá fazer dois grupos de alunos em dois círculos na sala com as carteiras.
Colocar uma música e distribuir as folhas para os alunos que deverão desenhar qualquer coisa ou a critério do professor.
Na hora que chegar a folha na primeira pessoa do grupo esse mesmo colega tenta adivinhar de quem é o desenho.
Podem-se trocar as folhas entre os grupos ou não.
Se um do grupo acertar de quem é o desenho, o grupo ganha um ponto e se não acertar, um ponto para o outro grupo. E assim continua a brincadeira.
Conclusão: abordagem às vivências do Grupo, criatividade e o conhecimento de cada integrante.
Tudo sobre mim - Dinâmicas para 1º dia de aula
Reuna todos os alunos ou participantes num circulo, o movimento de cadeiras e ajuste do circulo iniciará o entrosamento dos participantes.
Materiais: Uma folha contendo o formulário abaixo:
a. O que eu mais gosto de fazer?
b. O que menos gosto de fazer?
c. Uma qualidade minha é:
d. Um defeito meu é:
e. Qual profissão desejo exercer:
b. O que menos gosto de fazer?
d. Um defeito meu é:
Procedimento
Cada aluno ou participante receberá uma folha contendo o formulário.
Os alunos e participantes terão 15 minutos para responder.
Depois dos 15 minutos cada um se apresentará ao grupo, lendo o que escreveu.
Dicas
Promover um ambiente agradavel e descontraído para que todos possam se apresentar.
Observar se o participante tem um bom auto-conhecimento, como reage as respostas de seus colegas.
7 comentários:
excelentes dicas de dinâmicas para sala de aula! adorei! =)
Luciane
Parabéns!!! Adorei!!
Fran
Adorei!!!!!!!!!!!!!
Ótimas Dinãmicas!!!!!!
Bom Dia! Estou fazendo pedagogia, e quero buscar mais conhecimento pra mim no que diz respeito as ações em sala de aula.Estou adorando teu blog.
Beijos!Parabéns.
Todas as atividades são para o Primeiro dia de aula dos alunos
Atividades para o Primeiro dia de aula
Atividades Quem é meu professor
Atividades Turismo na escola
Atividades Direitos e deveres
Atividades para as turmas de EJA
Gostei muito do blog e achei super interessante as dinâmicas, meus parabéns á quem as fez! :D
Postar um comentário